Entender a dor oncológica

Entender a dor oncológicaAo lidar com a dor, muitas questões se colocam: Por que tenho dores? Será que é um sinal grave da doença? Quanto tempo vai durar? O que posso fazer para aliviar a dor?

A dor é tudo o que a Pessoa diz que é, e existe sempre que ela o diz. É fundamental reforçar esta ideia uma vez que ela não é visível. A dor é uma perceção privada, individual, depende das expectativas e crenças de cada Pessoa, do estado cognitivo e emocional e não apenas da natureza do estímulo doloroso.

A dor relacionada com a doença oncológica é fonte de intenso sofrimento físico e psicológico para o doente e para a família e interfere na qualidade de vida da Pessoa levando a situações de exaustão. A dor não controlada permanece um problema clínico significativo e uma das consequências mais temidas da doença oncológica. O seu impacto estende-se para além do doente, afetando os membros da família e cuidadores.

Os conhecimentos e crenças sobre a dor e o seu controlo são componentes fundamentais no seu tratamento. A informação, a educação e uma melhor compreensão da dor aumentam a sua confiança e ajudam-no a otimizar a gestão e o autocontrolo deste sintoma.

Os enfermeiros podem ajudá-lo a esclarecer, ensinar e apoiar na utilização de estratégias para a gestão e controlo da dor. As estratégias podem ser a gestão da medicação bem como a implementação de estratégias não farmacológicas tais como a massagem, a psicoeducação, o relaxamento, etc.

O conteúdo deste menu, elaborado pelo Grupo Dor da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), pretende informar demonstrando ser possível a gestão e o controlo da dor oncológica. Cada capítulo aborda sucintamente todos os aspetos relacionados com a gestão e o controlo da dor oncológica podendo ser lidos gradualmente para assim reter a informação. No final de cada artigo, encontrará algumas “mensagens chave” que resumem as ideias essenciais. Seja ativo e participativo na gestão da sua dor.

Raposo, Carina; Santos, Juliana; Ribeiro, Ana Leonor; Correia, Isabel; Freitas, Manuel Jorge; Santos, Célia; Oliveira, Miguel; Bidarra, Andrea (2015). Entender a dor Oncológica - Informação de apoio para doentes : AEOP - Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa

NOTA : A informação constante desta página é exclusivamente de caráter educacional, para adultos, não pretendendo substituir de nenhum modo o aconselhamento com profissionais de saúde devidamente habilitados.