O que é

O Grupo de Investigação do Cancro Digestivo (G.I.C.D.) foi criado em 1988 com a designação inicial de Grupo Cooperativo de Cancro Digestivo e integrado na Associação Portuguesa de Investigação Oncológica (A.P.I.O.).

Teve a sua primeira reunião no dia 17 de Dezembro de 1988, em Coimbra, por convocatória do saudoso Prof. Doutor Gouveia Monteiro, seu primeiro Presidente. O Professor Doutor J. M. Romãozinho foi o seu primeiro Secretário.

Além das actividades relacionadas com a investigação oncológica os membros da Direcção integravam o Conselho Científico da A.P.I.O. que elegia anualmente o vencedor do Prémio Nacional de Oncologia .

Nos últimos anos o G.I.C.D. tem sido dirigido pelo Dr. Guimarães dos Santos, Presidente, Dr. Evaristo Sanches, Secretário e Dr. Silva Ferreira , Tesoureiro.

Além das actividades de investigação a nível Nacional o G.I.C.D. integra o PETACC (Pan-European Trials in Ajduvant Colon Cancer) que é uma Associação de Grupos Cooperativos nacionais reconhecidos pela E.O.R.T.C.

Actualmente o GICD tem como um dos seus objectivos principais alertar a população em geral dos perigos desta doença, uma das principais causas de mortalidade em Portugal, bem como fornecer informações sobre a patologia e seu tratamento aos doentes.